Pesca com Golfinhos

,

Parceria entre o homem e o mar

No sul do Brasil, tem um lance super legal acontecendo entre pescadores e botos, os golfinhos gente boa! Eles fazem uma pesca cooperativa para pegar tainhas. É tipo uma parceria, os botos ajudam os pescadores indicando onde tem peixe, e aí todo mundo ganha. Os botos, com seus movimentos espertos, mostram aos pescadores onde estão os cardumes, e aí os pescadores jogam suas tarrafas para pegar os peixinhos. É tipo um balé aquático entre botos e humanos. Os pescadores pegam mais peixes, e os botos conseguem capturar os que ficam meio perdidos na confusão.

E olha que legal, essa amizade rola mais forte no outono, quando as tainhas estão migrando pela costa sul do Brasil. Os pescadores até reconhecem cada boto pelo jeito que eles pescam e sabem quem é filho de quem. É uma família grande e aquática! O mais intressante é que os botos ensinam esse jeito de pescar para os filhotes, é tipo uma tradição passada de mãe para filho (ou de boto para botozinho).

Mas essa amizade está correndo perigo. Coisas como a bagunça na ocupação das áreas, o pescador artesanal não sendo valorizado, turismo exagerado, barcos pra todo lado, pesca só por diversão, poluição e o pessoal não sabendo muito sobre essa amizade estão ameaçando a pesca cooperativa. Por isso, existem projetos, como o “Projeto Botos da Barra do Rio Tramandaí”, que são super importantes para conscientizar e educar todo mundo sobre essa parceria incrível. Assim, a gente pode garantir que essa amizade dure por muitos e muitos anos, com todo mundo se ajudando e os botos fazendo seus malabarismos aquáticos para guiar os pescadores.

Abrir bate-papo
1
Ciatur
Tem alguma dúvida?