A Alemanha na Serra

O Parque Aldeia do Imigrante é o primeiro e maior atrativo turístico de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Com 38 anos de história e 10 hectares de área, proporciona experiências ao ar livre com atrações para visitantes de todas as idades, conecta gerações enquanto resgata e preserva o passado dos imigrantes alemães que colonizaram esta região. Desde seu início, a atração tem construído uma sólida trajetória, a qual tem como base a criação de um espaço de lazer ao ar livre com duas Aldeias temáticas. O local conta com uma completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que irão se divertir e conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época.

No ano de 1974, comemorava-se 150 anos da imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Em alusão à data, houve um desfile histórico cívico onde a comunidade expôs os trajes, utensílios, móveis e uma gama de artigos representando a cultura Germânica. Foi nesse momento que os gestores e a comunidade do município perceberam o alto valor histórico desses bens, e assim, deram início a construção do acervo cultural de preservação, por meio de um parque que alocasse as mais variadas atrações que contemplam a tradição germânica.

Uma das ações realizadas foi a reconstrução de diversas edificações dos anos de 1870 e 1910, como forma de retratar uma típica comunidade alemã, no espaço que hoje é denominado de Aldeia Histórica. Em 12 de janeiro de 1985, o parque foi oficialmente fundado pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e desde abril de 2018, por meio de uma concessão público/privada, é administrado pela Urbanes Empreendimentos.

Fonte: Parque Aldeia do Imigrante

Abrir bate-papo
1
Ciatur
Tem alguma dúvida?