Fábrica e Confeitaria Berola

,

A fábrica de doces

Confeitaria Berola foi inaugurada no dia 03 de julho de 1988, com a presença da maior autoridade em doces de Pelotas, Dona Berola Lusche, a qual orgulhosamente concedeu, em ato presencial, o uso de seu nome a esta Confeitaria, após dezessete anos de fornecimento de doces à mesma família, que sempre a honrou com o devido reconhecimento e garantia de zelo e qualidade.

Berola Lusche, nascida em 13 de dezembro de 1905, através de seu conhecimento e extrema dedicação em seu trabalho, tornou-se referência nacional de requinte e qualidade máxima em doces finos da tradição portuguesa. Solicitada por presidentes da República e demais autoridades políticas, passou a fazer parte, desde a República de Getúlio Vargas, das festas presidenciais, levando, inclusive, à instalação direta de linhas aéreas para melhor e mais rápida entrega, o mesmo acontecendo com as festas de casamento de inúmeros personagens nacionais.

As especiarias de Dona Berola levavam traços únicos, os quais são, fielmente, mantidos em nossas receitas: “o detalhe faz o doce”. Este legado mantém não só o nome de Dona Berola vivo, como, também, viva a lembrança de seus inigualáveis bem-casados, fios de ovos, fatias de Braga, amanteigados, carioquinhas, ninhos, camafeus, olhos de sogra, trouxinhas de fios de ovos…, trouxinhas de nozes…, doces genuinamente pelotenses, tendo como base a arte de tecer as gemas dos ovos nas mais diversas formas e sabores: em fios, em folhas, em gomos.

Dona Berola confeccionava cada receita de uma maneira muito peculiar. Quem preza pelo padrão de um doce de Pelotas, de origem portuguesa, e já provou um Doce Berola, sabe do que estamos falando. Uma folha de ovos, feita de gemas estouradas na calda quente, era uma preciosidade nas mãos da doceira, que não se preocupava com o tempo que o doce levaria para ficar pronto, mas com o seu sabor, com a sua textura e com o prazer e a satisfação de quem os fosse apreciar. E apreciadores não paravam, e, ainda hoje, não param de buscá-los e apreciá-los.

Fonte: Confeitaria Berola

Abrir bate-papo
1
Ciatur
Tem alguma dúvida?